A maconha e a esquizofrenia
A maconha e a esquizofrenia
Um pouco sobre sua história
A maconha tem um longo histórico de uso medicinal e recreativo. O cultivo da planta remonta ao século XIX e as primeiras referências ao uso medicinal da maconha aparecem em documentos chineses datados de 2737 a.C.
A esquizofrenia também tem uma longa história. Os primeiros relatos remontam ao século XIX, quando os médicos começaram a descrever os sintomas e a tentar definir um diagnóstico para a doença.
As teorias sobre a causa da esquizofrenia, no entanto, são mais recentes. A primeira relação entre a maconha e a esquizofrenia foi descrita em 1961, quando alguns pacientes apresentaram sintomas de esquizofrenia após o uso crônico de maconha.
A maconha e a esquizofrenia – Segunda Guerra Mundial
Não há evidências científicas que apontem uma ligação direta entre o uso de maconha e a esquizofrenia. Existem algumas pesquisas que mostram que o uso de maconha pode desencadear sintomas de esquizofrenia em algumas pessoas que já possuem predisposição genética para a doença, mas ainda não existem provas conclusivas.
Por outro lado, existem alguns estudos que sugerem que o uso de maconha pode desencadear ou agravar sintomas esquizofrênicos em pessoas que já possuem a doença.
No entanto, estes estudos ainda são preliminares e não fornecem uma prova conclusiva da associação entre o uso de maconha e a esquizofrenia.
A maconha e a esquizofrenia
É importante destacar que a esquizofrenia não é causada por nenhuma única causa e, sim, por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e biológicos.
Por isso, não há evidências que apontem que o uso de maconha foi a causa da esquizofrenia durante a Segunda Guerra Mundial.
A maconha e a esquizofrenia – O que é esta droga?
A maconha é um nome comum para a Cannabis sativa, uma planta com alcaloides psicoativos. É usada como um medicamento medicinal ou recreativo para produzir efeitos psicoativos, incluindo relaxamento, alívio da dor e alterações no humor.
A esquizofrenia é um transtorno mental grave que afeta a forma como uma pessoa pensa, sente e age.
Os sintomas incluem alucinações, delírios, desorganização na forma de pensar e comportamento desorganizado. Estudos têm mostrado que o uso regular de maconha pode aumentar o risco de desenvolvimento de esquizofrenia.
A maconha e a esquizofrenia
Os sintomas da esquizofrenia também podem ser agravados pelo uso de maconha. No entanto, não existe uma relação direta entre esquizofrenia e uso de maconha.
O uso de outras drogas, fatores genéticos, fatores sociais e psicológicos também podem desempenhar um papel.
A maconha e a esquizofrenia – O Estimulante
Não existe nenhuma relação conhecida entre o uso de maconha e o desenvolvimento de esquizofrenia. O uso de maconha pode contribuir para o agravamento dos sintomas da esquizofrenia em indivíduos que já possuem essa condição.
No entanto, não há evidências de que o uso de maconha cause esquizofrenia, e existem vários fatores ambientais, genéticos e biológicos que influenciam o desenvolvimento dessa condição.
No entanto, os estimulantes podem ter efeitos adversos em certos indivíduos com esquizofrenia. Os estimulantes, como a cocaína, podem desencadear ou agravar os sintomas da esquizofrenia.
A maconha e a esquizofrenia
Além disso, o uso regular de estimulantes pode levar a um aumento dos sintomas da esquizofrenia, como alucinações, delírios e desorganização do pensamento.
Por esses motivos, é importante que os indivíduos com esquizofrenia evitem os estimulantes.
A maconha e a esquizofrenia – ANVISA e o Brasil
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é uma agência federal brasileira responsável por controlar, regulamentar, fiscalizar e avaliar os serviços de saúde e os produtos para a saúde no Brasil.
Por meio de seus diversos programas, a ANVISA tem o poder de proibir ou restringir o uso, a fabricação, o transporte, a comercialização, a importação e a exportação de determinados produtos para a saúde, como é o caso da maconha.
A maconha e a esquizofrenia
No que se refere à esquizofrenia, a ANVISA não regulamenta ou proíbe o uso de maconha para o tratamento da doença.
Entretanto, existem alguns estudos que apontam que o uso de maconha pode contribuir para a exacerbacao dos sintomas da esquizofrenia, como alucinações e delírios, além de aumentar o risco de desenvolvimento de comportamentos suicidas.
Por esses motivos, a ANVISA recomenda que os pacientes com esquizofrenia evitem o uso de maconha.
A maconha e a esquizofrenia – Riscos e consequências
O uso da maconha está associado a um maior risco de desenvolver esquizofrenia. Esta associação é mais forte quando o uso da maconha começa na adolescência.
Os efeitos da maconha podem aumentar os sintomas da esquizofrenia, como alucinações e delírios, além de outros sintomas como desorganização do pensamento, desmotivação e problemas de memória.
A maconha e a esquizofrenia
O uso frequente da maconha também pode levar a um aumento dos efeitos colaterais dos medicamentos para a esquizofrenia, como o ganho de peso.
O uso da maconha também pode aumentar o risco de outros transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar e transtorno obsessivo–compulsivo.
A maconha e a esquizofrenia
Além disso, o uso da maconha pode levar a problemas de saúde física graves. Estes incluem problemas respiratórios, aumento da pressão arterial, aumento do risco de infarto e derrame e problemas com o sistema imunológico.
Por estes motivos, é importante que as pessoas com esquizofrenia evitem usar maconha e que procurem tratamento especializado para controlar seus sintomas.
A maconha e a esquizofrenia – Como é utilizada?
A maconha é um tipo de substância psicoativa usada comumente para fins recreativos, mas também pode ser usada para fins medicinais.
É importante notar que, embora a maconha possa ter alguns benefícios medicinais, também pode ter efeitos colaterais potencialmente graves, incluindo efeitos psicológicos.
No caso da esquizofrenia, estudos têm mostrado que o consumo de maconha pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença.
A pesquisa também sugere que o consumo de maconha pode exacerbar os sintomas da esquizofrenia em pacientes que já têm a doença.
A maconha e a esquizofrenia
Alguns estudos também sugerem que a maconha pode, em alguns casos, ajudar a aliviar alguns dos sintomas da esquizofrenia, como a depressão e a ansiedade, mas esses efeitos são geralmente temporários.
Portanto, embora a maconha possa ter alguns benefícios medicinais, o seu uso pode ser arriscado para aqueles que têm ou estão em risco de desenvolver esquizofrenia.
Por isso, é importante que os pacientes que têm esquizofrenia consultem seu médico antes de usar maconha.
A maconha e a esquizofrenia – Maiores informações
Atualmente, existe uma corrente científica que acredita que o uso prolongado e pesado de maconha possa levar ao desenvolvimento de um quadro de esquizofrenia.
Embora ainda não haja consenso na comunidade científica quanto a isso, os resultados até o momento sugerem que o uso pesado e prolongado de maconha possa aumentar o risco de desenvolver esquizofrenia.
No entanto, é importante observar que a relação entre maconha e esquizofrenia é complexa e não pode ser simplificada como uma relação de causa e efeito.
A maconha e a esquizofrenia
Estudos sugerem que fatores genéticos, ambientais e psicológicos também podem desempenhar um papel na associação entre o uso de maconha e o desenvolvimento de esquizofrenia.
É importante notar que o uso de maconha pode afetar a psicose de várias maneiras. Por exemplo, alguns estudos sugerem que o uso de maconha pode agravar os sintomas de esquizofrenia e aumentar o risco de recaída.
Além disso, o uso de maconha pode dificultar o tratamento da esquizofrenia, pois pode interferir na eficácia dos medicamentos antipsicóticos.
A maconha e a esquizofrenia
No entanto, é importante lembrar que o uso de maconha não é a única causa de esquizofrenia. Existem outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento desta condição, como fatores genéticos, ambientais e psicológicos.
Portanto, o uso de maconha não é a única causa de esquizofrenia e não deve ser visto como a única responsável pelo desenvolvimento desta condição.
A maconha e a esquizofrenia – A tolerância gradativa
A tolerância gradativa é um fenômeno no qual o indivíduo desenvolve tolerância aos efeitos de uma substância após o uso repetido ou contínuo.
No caso da maconha, isso significa que, à medida que o indivíduo usa regularmente essa droga, ele se torna menos suscetível aos efeitos dessa droga.
No entanto, a tolerância gradativa à maconha pode ter um efeito negativo na saúde mental. Estudos têm demonstrado que, com o uso crônico de maconha, o risco de desenvolver esquizofrenia aumenta.
A maconha e a esquizofrenia
Isso ocorre porque a maconha pode interferir nos neurotransmissores responsáveis pela regulação da função cognitiva, o que pode levar a um aumento no risco de desenvolver esquizofrenia.
Além disso, a tolerância gradativa aumenta a possibilidade de que o indivíduo use doses mais elevadas da droga, o que também pode aumentar o risco de desenvolver esquizofrenia.
A maconha e a esquizofrenia – Uma droga depressiva
Não existe uma ligação direta entre o uso de maconha e a esquizofrenia. O uso de maconha pode, no entanto, desencadear sintomas psicóticos em alguns indivíduos com predisposição à doença.
Estudos sugerem que se um indivíduo tem um histórico de esquizofrenia na família, o uso de maconha pode aumentar o risco de desenvolver a doença.
A maconha e a esquizofrenia
Além disso, o uso de maconha pode contribuir para a agravação dos sintomas da esquizofrenia em indivíduos que já a têm. Por outro lado, o uso de maconha pode também ser benéfico para alguns pacientes, pois pode aliviar sintomas como ansiedade e depressão.
Portanto, a relação entre o uso de maconha e a esquizofrenia é complexa e não há uma conclusão única.
Obrigado por ter lido esta matéria!
Links úteis:
Intervenção Involuntária
Quem não quer ajuda
Lidar com Marido Viciado
Ajudando um Drogado
Dependência Química
Home
a fim de, a menos que, a princípio, a saber, acima de tudo, ainda assim, ainda mais, ainda que, além disso,
antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo, ao passo que, ao propósito, apesar de,
às vezes, assim como, assim que, assim sendo, assim também, bem como, com a finalidade de, com
efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se,
da mesma forma, de acordo com, de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que,
de tal sorte que, depois que, desde que, dessa forma, dessa maneira, desse modo, do mesmo modo, é
provável, em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em
princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude
de, finalmente agora atualmente, isto é, já que, logo após, logo depois, logo que, mesmo que, não
apenas, nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido, no entanto, no momento em que,
ou por outra, ou seja, para que, pelo contrário, por analogia, por causa de, por certo, por conseguinte,
por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado, posto
que, se acaso, se bem que, seja como for, sem dúvida, só para exemplificar, só para ilustrar, só que, sob o
mesmo ponto de vista, talvez provavelmente, tanto quanto, uma vez que, visto que a fim de, a menos
que, a princípio, a saber, acima de tudo, ainda assim, ainda mais, ainda que, além disso, antes de mais
nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo, ao passo que, ao propósito, apesar de, às vezes, assim
como, assim que, assim sendo, assim também, bem como, com a finalidade de, com efeito, com o fim de,
com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de
rdo com, de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que, depois que, desde que, dessa forma, dessa maneira, desse modo, do mesmo modo, é provável, em conclusão, em contrapartida, em contraste co
m, em outras
palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de, finalmente agora atualmente, isto é, já que, logo após, logo depois, logo que, mesmo que, não apenas, nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido, no entanto, no momento em que, ou por outra, ou seja, para que, pelo contrário, por analogia, por causa de, por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado, posto que, se acaso, se bem que, seja como for, sem dúvida, só para exemplificar, só para ilustrar, só que, sob o mesmo ponto de vista, talvez provavelmente, tanto quanto,
uma vez que, visto que a fim de, a menos que, a princípio, a saber, acima de tudo, ainda assim, ainda mais, ainda que, além disso, antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo, ao passo que, ao propósito, apesar de, às vezes, assim como, assim que, assim sendo, assim também ,bem como, com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com, de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que, depois que, desde que, dessa forma, dessa maneira, desse
modo, do mesmo modo, é provável, em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de, finalmente agora atualmente, isto é, já que, logo após, logo depois, logo que, mesmo que, não apenas, nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido, no entanto, no momento em que, ou por outra, ou seja, para que, pelo contrário, por analogia, por causa de, por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado, posto que, se acaso, se bem que, seja como for, sem dúvida, só para
exemplificar, só para ilustrar, só que, sob o mesmo ponto de vista, talvez provavelmente, tanto quanto, uma vez que, visto que, a fim de, a menos que, a princípio, a saber, acima de tudo, ainda assim, ainda mais, ainda que, além disso, antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo, ao passo que, ao propósito, apesar de, às vezes, assim como, assim que, assim sendo, assim também, bem como, com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com, de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que, depois que, desde que, dessa forma, dessa maneira, desse
modo, do mesmo modo, é provável, em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de, finalmente agora atualmente, isto é, já que, logo após, logo depois, logo que, mesmo que, não apenas, nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido, no entanto, no momento em que, ou por outra, ou seja, para que, pelo contrário, por analogia, por causa de, por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por
menos que, por outro lado, posto que, se acaso, se bem que, seja como for, sem dúvida, só para
exemplificar, só para ilustrar, só que, sob o mesmo ponto de vista, talvez provavelmente, tanto quanto,
uma vez que, visto que, a fim de, a menos que, a princípio, a saber, acima de tudo, ainda assim, ainda
mais, ainda que, além disso, antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo, ao passo
que, ao propósito, apesar de, às vezes, assim como, assim que, assim sendo, assim também, bem como,
com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza,
como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com, de conformidade com, de fato, de maneira
idêntica, de tal forma que, de tal sorte que, depois que, desde que, dessa forma, dessa maneira, desse
modo, do mesmo modo, é provável, em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras
palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em
uma vez que, visto que, a fim de, a menos que, a princípio, a saber, acima de tudo, ainda assim, ainda
mais, ainda que, além disso, antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo, ao passo
que, ao propósito, apesar de, às vezes, assim como, assim que, assim sendo, assim também, bem como,
com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza,
como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com, de conformidade com, de fato, de maneira
idêntica, de tal forma que, de tal sorte que, depois que, desde que, dessa forma, dessa maneira, desse
modo, do mesmo modo, é provável, em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras
palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em
suma, em terceiro lugar, em virtude de, finalmente agora atualmente, isto é, já que, logo após, logo
depois, logo que, mesmo que, não apenas, nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,
no entanto, no momento em que, ou por outra, ou seja, para que, pelo contrário, por analogia, por causa
de, por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por
menos que, por outro lado, posto que, se acaso, se bem que, seja como for, sem dúvida, só para
exemplificar, só para ilustrar, só que, sob o mesmo ponto de vista, talvez provavelmente, tanto quanto,
uma vez que, visto que a fim de, a menos que, a princípio, a saber, acima de tudo, ainda assim, ainda
mais, ainda que, além disso, antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo, ao passo
que, ao propósito, apesar de, às vezes, assim como, assim que, assim sendo, assim também, bem como,
a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza,
como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com, de conformidade com, de fato, de maneira
idêntica, de tal forma que, de tal sorte que, depois que, desde que, dessa forma, dessa maneira, desse
modo, do mesmo modo, é provável, em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras
palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em
suma, em terceiro lugar, em virtude de, finalmente agora atualmente, isto é, já que, logo após, logo
depois, logo que, mesmo que, não apenas, nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,
no entanto, no momento em que, ou por outra, ou seja, para que, pelo contrário, por analogia, por causa
de, por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por
menos que, por outro lado, posto que, se acaso, se bem que, seja como for, sem dúvida, só para
exemplificar, só para ilustrar, só que, sob o mesmo ponto de vista, talvez provavelmente, tanto quanto, uma vez que,
palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em
suma, em terceiro lugar, em virtude de, finalmente agora atualmente, isto é, já que, logo após, logo
depois, logo que, mesmo que, não apenas, nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,
no entanto, no momento em que, ou por outra, ou seja, para que, pelo contrário, por analogia, por causa
de, por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por
menos que, por outro lado, posto que, se acaso, se bem que, seja como for, sem dúvida, só para
ma, em terceiro lugar, em virtude de, finalmente agora atualmente, isto é, já que, logo após, logo
depois, logo que, mesmo que, não apenas, nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,
no entanto, no momento em que, ou por outra, ou seja, para que, pelo contrário, por analogia, por causa
de, por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por
menos que, por outro lado, posto que, se acaso, se bem que, seja como for, sem dúvida, só para
exemplificar, só para ilustrar, só que, sob o mesmo ponto de vista, talvez provavelmente, tanto quanto,
uma vez que, visto que a fim de, a menos que, a princípio, a saber, acima de tudo, ainda assim, ainda
mais, ainda que, além disso, antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo, ao passo
que, ao propósito, apesar de, às vezes, assim como, assim que, assim sendo, assim também, bem como,
com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza,
como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com, de conformidade com, de fato, de maneira
idêntica, de tal forma que, de tal sorte que, depois que, desde que, dessa forma, dessa maneira, desse
modo, do mesmo modo, é provável, em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de, finalmente agora atualmente, isto é, já que, logo após, logo depois, logo que, mesmo que, não apenas, nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido, no entanto, no momento em que, ou por outra, ou seja, para que, pelo contrário, por analogia, por causa
de, por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado, posto que, se acaso, se bem que, seja como for, sem dúvida, só para exemplificar, só para ilustrar, só que, sob o mesmo ponto de vista, talvez provavelmente, tanto quanto, uma vez que, visto que a fim de, a menos que, a princípio, a saber, acima de tudo, ainda assim, ainda mais, ainda que, além disso, antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo, ao passo que, ao propósito, apesar de, às vezes, assim como, assim que, assim sendo, assim também, bem como, com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza,
como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com, de conformidade com, de fato, de maneira
idêntica, de tal forma que, de tal sorte que, depois que, desde que, dessa forma, dessa maneira, desse
modo, do mesmo modo, é provável, em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras
cordo com, de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que,
depois que, desde que, dessa forma, dessa maneira, desse modo, do mesmo modo, é provável, em
conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em
resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de,
finalmente agora atualmente, isto é, já que, logo após, logo depois, logo que, mesmo que, não apenas, nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido, no entanto, no momento em que, ou por outra, ou seja, para que, pelo contrário, por analogia, por causa de, por certo, por conseguinte, por
consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado, posto que, se acaso, se bem que, seja como for, sem dúvida, só para exemplificar, só para ilustrar, só que, sob o mesmo ponto de vista, talvez provavelmente, tanto quanto, uma vez que, visto que a fim de, a menos que, a
princípio, a saber, acima de tudo, ainda assim, ainda mais, ainda que, além disso, antes de mais nada,
antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo, ao passo que, ao propósito, apesar de, às vezes, assim como, assim que, assim sendo, assim também, bem como, com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com, de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que,
depois que, desde que, dessa forma, dessa maneira, desse modo, do mesmo modo, é provável, em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em
resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de, finalmente agora atualmente, isto é, já que, logo após, logo depois, logo que, mesmo que, não apenas, nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido, no entanto, no momento em que, ou por
outra, ou seja, para que, pelo contrário, por analogia, por causa de, por certo, por conseguinte, por
consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado, posto que, se acaso, se bem que, seja como for, sem dúvida, só para exemplificar, só para ilustrar, só que, sob o mesmo ponto de vista, talvez provavelmente, tanto quanto, uma vez que, visto que a fim de, a menos que, a
princípio, a saber, acima de tudo, ainda assim, ainda mais, ainda que, além disso, antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo, ao passo que, ao propósito, apesar de, às vezes, assim como, assim que, assim sendo, assim também, bem como, com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com, de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que, depois que, desde que, dessa forma, dessa maneira, desse modo, do mesmo modo, é provável, em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em
resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de, finalmente agora atualmente, isto é, já que, logo após, logo depois, logo que, mesmo que, não apenas, nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido, no entanto, no momento em que, ou por outra, ou seja, para que, pelo contrário, por analogia, por causa de, por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado, posto que, se acaso, se bem que, seja como for, sem dúvida, só para exemplificar, só para ilustrar, só que, sob o mesmo ponto de vista, talvez provavelmente, tanto quanto,
uma vez que, visto que a fim de, a menos que, a princípio, a saber, acima de tudo, ainda assim, ainda mais, ainda que, além disso, antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo, ao passo que, ao propósito, apesar de, às vezes, assim como, assim que, assim sendo, assim também, bem como, com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma for
0 Reviews ( 0 out of 0 )
Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Últimas notícias de nosso BLOG
Nesta seção você fica por dentro das prévias das últimas e mais recentes notícias relacionadas a dependência química. Não perca tempo e acesse as outras notícias de nosso BLOG.